Eles enfrentam a difícil tarefa de quebrar um tabu de sete anos sem conquistas nacionais na etapa brasileira do WCT. Desde a criação das divisões no circuito mundial, a única vez que deu brasileiro no Brasil foi em 1998, com Peterson Rosa, na Barra da Tijuca.
Como foi mencionado neste outro post com todos os mundiais no Brasil, cinco surfistas brasileiros já ganharam eventos de primeira grandeza em águas nacionais, mas as quatro primeiras vitórias (de Pepê Lopes, Daniel Friedman, Fábio Gouveia e Flávio Padaratz) foram pelo antigo Circuito Mundial. Veja a lista, em ordem cronológica inversa:
1998 - Peterson Rosa, no Rio Marathon Surf, na Barra da Tijuca (RJ) [Peterson derrotou Michael Campbell (final), Taj Burrow (SF) e Sunny Garcia (QF)]
1991 - Flávio Padaratz, no Alternativa Pro, na Barra da Tijuca (RJ) [Teco derrotou Sunny Garcia (WO na final), Barton Lynch (SF), Brad Gerlach (QF) e Gary Elkerton (OF)].
1990 - Fábio Gouveia, no Hang Loose Pro, em Pitangueiras (SP) [Gouveia derrotou Matt Hoy na final].
1977 - Daniel Friedman, no 2º Waimea 5000, no Arpoador (RJ) [Friedman derrotou Pepê Lopes na final]
1976 - Pepê Lopes, no 1º Waimea 5000, no Arpoador (RJ)
Considerando também as etapas no exterior, quatro dos 18 brasileiros no Hang Loose já venceram na primeira divisão do surfe mundial: além de Fábio Gouveia e Peterson Rosa, Victor Ribas (na França) e Neco Padaratz (nos EUA e na França) já conheceram o lugar mais alto do pódio. Veja todas as vitórias brasileiras na ASP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário