Sete eventos formam a reta final do WQS 2009, a partir do final deste mês, começando no Brasil, passando pelo Canadá, Ilhas Canárias, Califórnia, e encerrando como de hábito no Hawaii. Todos são seis estrelas, os quatro últimos com status Prime.
Ainda não sabemos qual será a "zona de corte" este ano, possivelmente em torno dos 12 ou 13 mil pontos. Jadson André é o único brasileiro garantido matematicamente, mas outra dúzia ainda tem boas chances, com um porém: a maioria (não só os brasileiros) precisa passar de quatro a seis baterias em cada evento para somar pontos de forma significativa. Ou seja, quem busca uma vaga na elite de 2010 precisa chegar no mínimo às quartas-de-final em algumas das etapas que restam.
Como já mencionado antes aqui, dois dos quatro Primes restantes são simultâneos (Ilhas Canárias e Califórnia), pulverizando pontos importantes entre os pretendentes. E somente os dois eventos no Hawaii (também Primes), que fazem parte da Tríplice Coroa e encerram a temporada, devem atrair os top 45 - a maioria dos anteriores coincide com etapas do WCT.
Willian Cardoso, Leonardo Neves, Wiggoly Dantas, Marco Polo, Rodrigo Dornelles, Jean da Silva, Yuri Sodré, Miguel Pupo, Pablo Paulino, Neco Padaratz, Paulo Moura, Bernardo Miranda, Renato Galvão, Aleho Muniz, André Silva, Gabriel Medina, Hizunomê Bettero, Diego Rosa, Simão Romão, Márcio Farney e Heitor Alves são os brasileiros entre os top 100 do ranking no momento. Os quinze melhores participam do Dream Tour do ano que vem.
Os sete eventos da reta final do WQS:
Local Motion - Tombo (SP)/Brasil - set/out - 6S
RJ International - Arpoador (RJ)/Brasil - out - 6S
O'Neill Coldwater Classic - Tofino/Canadá - out - 6S
La Santa Surf - Lanzarote/Canárias - nov - 6SP
O'Neill Coldwater Classic - Steamer Lane/EUA - nov - 6SP
Reef Hawaiian Pro - Haleiwa/Hawaii - nov - 6SP
O'Neill World Cup - Sunset Beach/Hawaii - nov/dez - 6SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário