Costão do Santinho Pro Floripa
5ª etapa do WQS - 6 estrelas
Local: Praia do Santinho, Florianópolis
Data: 13 a 20 fevereiro de 2006
Resultado
1º. Patrick Beven (FRA)
2º. Gabe Kling (EUA)
3º. Rodrigo Dornelles (RS)
3º. Jeremy Flowers (FRA)
5º. Victor Ribas (RJ)
5º. Marlon Lipke (ALE)
5º. Gustavo Fernandes (RJ)
5º. Simão Romão (RJ)
Final: Patrick Beven 17.57 d. Gabe Kling 15.1
Semifinais
Gabe Kling 15.6 d. Jeremy Flores 15.1
Patrick Beven 16.93 d. Rodrigo Dornelles 15.6
Quartas-de-final
Jeremy Flores 11.4 d. Victor Ribas 10.6
Gabe Kling 12.5 d. Marlon Lipke 11.07
Patrick Beven 15.44 d. Gustavo Fernandes 8.1
Rodrigo Dornelles 18.07 d. Simão Romão 14.93
Oitavas-de-final
Victor Ribas d. Drew Courtney
Jeremy Flores d. Fábio Gouveia
Gabe Kling d. Junior Faria
Marlon Lipke d. Heitor Alves
Gustavo Fernandes d. Eric Rebiere
Patrick Beven d. Mike Todd
Rodrigo Dornelles d. Travis Logie
Simão Romão d. Ben Bourgeois
Ranking WQS masculino após a 5ª etapa
1º. Gabe Kling (EUA) – 4.358 pts
2º. Patrick Beven (FRA) – 2.883
3º. Mike Todd (EUA) – 2.878
4º. Victor Ribas (RJ) – 2.745
5º. Jean da Silva (SC) – 2.479
Informações complementares:
Foi a estréia do Costão do Santinho Pro Floripa, primeiro evento com nível máximo 6 estrelas da temporada WQS 2006. A competição teve ondas pequenas, meio metro de altura, e após de uma semana de sol e calor, o domingo decisivo amanheceu com chuva.
Na decisão masculina, Patrick Beven, 26 anos, natural de Niterói (RJ) e há 14 morando na França, derrotou o então número 1 do ranking WQS, O norte-americano Gabe Kling. Kling já havia ficado com o vice-campeonato no Hang Loose em Fernando de Noronha, no domingo anterior (vencido pelo catarinense Jean da Silva).
Beven venceu quatro baterias no domingo: contra o norte-americano Mike Todd (oitavas), o carioca Gustavo Fernandes, o gaúcho Rodrigo Dornelles e, por fim, Gabe Kling na final. Na bateria decisiva, recebeu uma nota 9,9 e outras duas na casa dos 7 pontos para vencer. Placar da final: Patrick Beven 17,57, Gabe Kling 15,1. Beven recebeu US$ 15 mil e pulou da 194ª para a 2ª posição no ranking WQS com a vitória. Foi sua segunda conquista em um WQS 6 estrelas em Florianópolis - em 2003 foi campeão na Praia Mole.
Três cariocas perderam nas quartas-de-final: Victor Ribas, Gustavo Fernandes e Simão Romão.
No feminino, a paraibana Diana Cristina, de apenas 15 anos de idade, derrotou na final as três líderes do ranking. Foi o primeiro WQS feminino disputado no Brasil. Diana é índia da tribo Potiguara, da Baía da Traição, pegou suas primeiras ondas com 9 anos de idade e começou competindo contra homens. Ela tornou-se a surfista mais jovem a vencer uma etapa do WQS e recebeu US$ 3.500. Na final, a norte-americana Karina Petroni saiu em vantagem com uma nota 7,83, liderou quase toda a bateria, mas Diana virou o resultado com uma nota 8,67.
O evento teve patrocínio do Costão do Santinho Resort & Spa e co-patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, do FUNDESPORTE da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, além da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Municipal de Esportes. Apoio do Instituto Tao Pilates, Sontag Participações, Kioske do Pirata, Água Imperatriz e Fibratur Turismo. A etapa teve transmissão ao vivo pelo SPORTV e divulgação da Revista Fluir, Site Waves/Terra e Atlântida FM, numa realização conjunta da MG2 Projetos e Eventos, Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e Associação de Surf dos Ingleses e Santinho (ASIS).
Cobertura SurfersVillage
Fonte: sites da Sul Nativo e texto divulgação de João Carvalho.
Mais: todos os eventos cadastrados de 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário