Sea Club Final Heat
Última etapa do Circuito Brasileiro
45ª etapa do World Qualifying Series - 3 estrelas
Local: Canto do Moreira/Maresias, São Sebastião (SP)
Data: 11 a 14 de novembro de 1993
Resultado
1º. Renan Rocha (SP)
2º. Barton Lynch (AUS)
3º. Shane Herring (AUS)
4º. Ross Clark Jones (AUS)
5º. Jeff Booth (EUA)
5º. Fábio Gouveia (PB)
7º. Todd Miller (EUA)
7º. Eduardo Fernandes (PE)
Semifinais:
1. Shane Herring, Ross Clark Jones, Jeff Booth, Todd Miller
2. Renan Rocha, Barton Lynch, Fábio Gouveia, Ed. Fernandes
Quartas-de-final:
1. Shane Herring, Todd Miller, Beau Emeeton, Glen Winton
2. Ross Clark Jones, Jeff Booth, Victor Ribas e Todd Holland
3. F. Gouveia, Renan Rocha, Tinguinha Lima, Jojó de Olivença
4. Barton Lynch, Eduardo Fernandes, Pedro Muller, Vetea David
Informações complementares:
A competição aconteceu em um mar semi-flat. "Depois de quebrarem de gala na terça-feira (seis pés perfeitos), as ondas decidiram não aparecer mais (...) a falta de onda transformou o evento em um verdadeiro pega-pra-capar".
Na sexta-feira, Aldemir Calunga e Luke Egan se desentenderam dentro d'água e a briga na areia só foi evitada pelos seguranças. Nesse mesmo dia, Vetea David recebeu a média mais alta do campeonato, 9,67 por uma esquerda em que acertou uma sequência de batidas e um floater, e a qual se referiu como "aquilo nem podia ser chamado de onda, era uma merda".
No domingo as ondas "estavam piores ainda (...) alguns chegaram a duvidar que qualquer campeonato de surf pudesse ser realizado naquelas condições".
Victor Ribas foi eliminado de forma polêmica nas quartas-de-final, após sofrer marcação cerrada dos adversários dentro d'água. Todd Holland cometeu uma interferência e, sem chances de classificação, passou a perseguir Ribas, impedindo que o brasileiro surfasse, com a intenção de ajudar os outros estrangeiros na bateria (Ross Clark dependia de um bom resultado para se manter no WCT). Inflamada pelos comentários de Taiu na locução, o público na praia quis avançar em Holland, que permaceceu na água após a bateria e saiu somente com proteção dos seguranças. No caminho do palanque recebeu areia na cara e três socos na cabeça. Segundo a matéria (que tem o título "A farra do bode"), Holland raspou a barba e saiu de Maresias anônimo.
Tinguinha Lima perdeu nas quartas e ficou dependendo do resultado de Pedro Muller na bateria seguinte para conquistar o título brasileiro. Na mesma bateria, Jojó de Olivença ficou em último, dando adeus as chances de conquistar o tricampeonato nacional. Eduardo Fernandes eliminou Pedro Muller na bateria seguinte, garantindo o título de Tinguinha.
Na bateria decisiva, Renan Rocha e Barton Lynch disputaram a liderança "pau a pau nas esquerdas" até poucos minutos do fim, quando Renan "pegou uma onda na medida para vencer". Ele recebeu US$ 7 mil pela vitória.
Espelho de bateria
Fonte: matéria de cinco páginas na edição nº 98 da revista Fluir (dezembro/1993), com texto de Adrian Kojin e fotos de Sebastian Rojas.
Mais: Todas as etapas do WQS 1993
Todos os eventos cadastrados de 1993
Nenhum comentário:
Postar um comentário