Residente em Merewether, o tetracampeão mundial Mark Richards (1979, 1980, 1981 e 1982) é o patrono do WQS 4 estrelas em andamento em Newcastle, Austrália. A cobertura ao vivo rola aqui.
Inicialmente chamado BHP Steel International, o evento foi inaugurado em novembro de 1985, como o mais rico da temporada - Tom Curren conquistou sua terceira vitória e eventualmente seu primeiro título mundial. Buscava-se, na época, mudar a imagem industrial de Newcastle, segunda maior cidade de New South Wales (a duas horas de carro ou trem de Sydney).
Hoje o evento tem importância menor no circuito, mas muita tradição.
Em 22 edições (1985-2007), dois brasileiros foram campeões: Guilherme Herdy, em 1996 (neste ano ele venceu o Grand Slam australiano, formado ainda pelas três etapas do WCT no país); e Neco Padaratz, em 2006, com ondas de 10 pés - o tamanho do mar forçou a transferência no dia decisivo para Merewether, 5 km ao sul.
Desde então, a competição mudou-se definitivamente para Merewether.
Neco já havia disputado uma final - ficou em 3º no ano em que Herdy foi campeão.
Outros brasileiros já subiram ao pódio em Newcastle. Em 2002, quando Mick Fanning venceu o evento pela segunda vez (atualmente ele é tri, maior vencedor da história), a final teve três brasileiros: Armando Daltro, Victor Ribas e Paulo Moura.
Era a 14ª vez que Ribas disputava o evento - a primeira foi em 1987.
Veja a lista completa de campeões.
Em 2008, somente dois brasileiros integrantes dos top 45 disputam o MR: Rodrigo Dornelles e Adriano de Souza. Com eles, são cerca de 250 inscritos, incluindo 16 brasileiros.
Mais sobre o evento no site oficial.
Merewether, foto do Aerial Photography National
Nenhum comentário:
Postar um comentário