Arena Surfmasters
10ª etapa do Circuito Mundial
Local: Grande Plage, Biarritz, Pirineus, França
Data: 28 de agosto a 2 de setembro de 1990 - nível 2A
Resultado
1º. Tom Curren (EUA)
2º. Dave Macaulay (AUS)
3º. Cheyne Horan (AUS)
3º. Bryce Ellis (AUS)
5º. Fábio Gouveia (PB)
5º. Richie Collins (EUA)
5º. Marty Thomas (HAW)
5º. Brad Gerlach (EUA)
33º. Wagner Pupo (SP)
Semifinais: Tom Curren d. Bryce Ellis, Dave Macaulay d. Cheyne Horan; Quartas-de-final: Tom Curren d. Fábio Gouveia, Bryce Ellis d. Richie Collins, Dave Macaulay d. Marty Thomas, Cheyne Horan d. Brad Gerlach; Oitavas-de-final: Tom Curren d. Sunny Garcia, Fábio Gouveia d. Greg Anderson, Richie Collins d. Stuart Bedford Brown, Bryce Ellis d. Martin Potter, Dave Macaulay d. Nicky Wood, Marty Thomas d. Rob Page, Cheyne Horan d. Damien Hardman, Brad Gerlach d. Gary Elkerton.
Resultado Trials
1º. Shane Herring (AUS)
2º. Fábio Gouveia (PB)
3º. Noah Budroe (HAW)
4º. Wagner Pupo (SP)
Resultado Feminino
1ª. Pam Burridge (AUS)
2ª. Kim Mearig
3ª. Pauline Menczer
3ª. Wendy Botha
Informações complementares:
O evento em Biarritz foi o terceiro de uma série de seis na França, Espanha e Portugal, que formaram a temporada européia do circuito mundial. Cerca de 50 brasileiros participaram dessas etapas em 1990.
Segundo texto de Husadel na Inside, "as atividades paralelas foram espetaculares (...) skate, vôlei de praia, palestras e show aéreo". O evento aconteceu durante um dos principais feriados da frança e o público foi estimado em 100 mil pessoas por dia.
Dois brasileiros chegaram ao evento principal: Wagner Pupo e Fábio Gouveia. Pupo, segundo Zobaran na Fluir "a grande revelação das triagens francesas (...) conseguindo passá-las em Lacanau e Biarrtiz", foi derrotado por Greg Anderson, por 89 a 81,8. Na semifinal do trials, Pupo ganhou a bateria contra Noah Budroe, Matt Hoy e Michael Rommelse.
Fábio Gouveia derrotou Heifara Tahutini (duelo de campeões mundiais amadores, placar: 87,8 a 84,8), Derek Ho e Greg Anderson. Foi eliminado por Tom Curren, "que estava imbatível", por 94,8 a 85. Gouveia passou a figurar entre os top 30 do ranking após o resultado. Ele também ganhou US$ 300 pela expression session.
Outros dois brasileiros chegaram no terceiro round das triagens: Pedro Muller (que parou a uma bateria do evento principal nas três etapas francesas) e Teco Padaratz (que pela primeira vez não chegou ao main event na França).
Kelly Slater não competiu em Biarritz - retornou aos EUA, segundo derek Hynd, para o início das aulas; ele se formaria na High School em 1990 para competir em todo o circuito mundial no ano seguinte.
O mar "subiu repentinamente" para o evento principal. O auge do swell foi no 2º round, com ondas de 8 pés. Curren ganhou vaga de wildcard (como no Op Pro, em Bell's e em Hossegor) e venceu Matt Hoy na estréia.
A vitória de Gouveia sobre Derek Ho (por 93 a 69.5) foi a revanche da derrota na mesma etapa do ano anterior. Pelas oitavas-de-final, Curren virou uma bateria que parecia perdida para Sunny Garcia com duas ondas nos 3 minutos finais.
Zobaran destaca que Potter, eliminado nas oitavas por Bryce Ellis, "apesar de ter dado um aerial genial", venceu Lacanau e Biarritz em 1989, e Hossegor em 1990. Curren venceu Lacanau e Biarritz em 1990 e Hossegor em 1989.
A vitória de Curren sobre Gouveia nas quartas foi a revanche do Coke, vencida pelo brasileiro. Neste evento, Curren só não superou a marca de 90 pontos na bateria com Sunny Garcia.
O domingo decisivo teve sol, "esquadrilha da fumaça, muitos turistas e até a mãe do Rei da Espanha", segundo Zobaran. Curren venceu Brice Ellis por 20 pts de diferença e Macaulay, na final, por uma margem superior a 10 pts. Placar da final: Curren 100, Macaulay 89.8. Foi o quinto título de Tom Curren em oito etapas disputadas e ele passou a liderar o ranking, superando Rob Bain. Com o resultado, Curren também ganhou o troféu Sud Ouest, prêmio de 50 mil francos dedicado ao surfista colocado na perna francesa do tour mundial. A cerimônia de entrega do prêmio, oferecido pelo jornal Sud Ouest, foi feita no hotel Du'Palais, e Curren recebeu-o com a filha pequena no colo.
no feminino, as brasileiras Ana Galotti, Ana Luísa e Brigitte Mayer perderam na estréia. Pam Burridge fez mais uma final e superou a veterana Kim Mearig.
Fonte: edição nº 34 da revista Inside (novembro/dezembro de 1990), com texto de David Husadel e fotos de Tim McKenna; matéria na edição nº 60 da revista Fluir (outubro/1990), com texto de Felipe Zobaran e fotos de Peter Wilson.
Mais: Todas as etapas do Circuito Mundial 1990
Todos os eventos cadastrados de 1990.
Nenhum comentário:
Postar um comentário