Billabong Pro
21ª e última etapa do Circuito Mundial
Local: Sunset Beach, Oahu, Hawaii
Data: 16 a 29 de dezembro de 1990
Premiação: US$ 225 mil - Nível 5A
Resultado
1º. Nicky Wood (AUS)
2º. Tony Ray (AUS)
3º. Hans Hedemann (HAW)
4º. Mike Latronic (EUA)
5º. Marty Thomas (HAW)
5º. Derek Ho (HAW)
7º. Gary Elkerton (US)
7º. Vetea David (TAH)
Semifinais:
1. Tony Ray, Nicky Wood, Derek Ho, Vetea David
2. Mike Latronic, Hans Hedemann, Marty Thomas, Gary Elkerton
Quartas-de-final:
1. Derek Ho, Tony Ray, Martin Potter, Mike Parsons
2. Nicky Wood, Vetea David, Tom Curren, Richie Collins
3. Marty Thomas, Mike Latronic, Barton Lynch, Mitch Thorson
4. G.Elkerton, Hans Hedemann, M. Rommelse, Damien Hardman
Oitavas-de-final:
1. Tony Ray, Derek Ho, Todd Holland, Michael Barry
2: Martin Potter, Mike Parsons, Magoo de la Rosa, Sunny Garcia
3. Tom Curren, Richie Collins, Tom Carroll, Matt Hoy
4. Vetea David, Nicky Wood, Tony Moniz, Dave Macaulay
5. Barton Lynch, Mitch Thorson, Octaviano Bueno, Cheyne Horan
6. Marty Thomas, Mike Latronic, Matt Branson, Rob Bain
7. Gary Elkerton, M. Rommelse, Bryce Ellis, Simon Law
8. H.Hedemann, Damien Hardman, Chris Frohoff, Brad Gerlach
Informações complementares:
As triagens começaram no dia 18 com ondas de 6 a 8 pés. O destaque no pré-trials foi Dane Kealoha. Para conquistar o título mundial, Tom Curren precisava avançar três fases e chegar ao evento principal. No dia 19, ele se classificou na bateria decisiva com Jeremy Byles, eliminando Fábio Gouveia. Foi o terceiro título mundial de Curren, que competiu como trialista em muitos eventos e só não ganhou etapas na Espanha, África do Sul e Brasil (sendo que não esteve nos dois últimos países).
Durante as triagens, Johnny Boy Gomes "esbofeteou" o australiano Shane Herring, então com 17 anos. Herring venceu a bateria e a ASP baniu JBG dos eventos da entidade.
Flávio Padaratz também perdeu no 3º round do trials (para Magoo de la Rosa e Matt Branson - Branson pegou a onda que lhe deu a virada sobre Padaratz a dez segundos do fim, quando o brasileiro já estava na areia).
Gouveia e Padaratz praticamente garantem vaga entre os top 30 (a primeira vez em que surfistas brasileiros alcançam o feito), mas têm de torcer contra Rob Page e Ross Clark Jones.
Dois brasileiros chegaram ao main event: Victor Ribas e Otaviano Taiu Bueno. No evento principal, Taiu eliminou Rob Page, garantindo Gouveia entre os top 30. Victor Ribas perdeu para Simon Law e Tony Ray.
No 2º round, Tom Curren e Richie Collins eliminaram Tom Carroll (que vencera a etapa anterior, em Pipeline).
No domingo 24, véspera de Natal, as ondas chegaram a "10 pés sólidos". Taiu foi eliminado na mesma bateria em que Cheyne Horan (que com o resultado perdeu o lugar entre os top 16, caindo para 17º no ranking), vencida por Bartin Lynch e Mitch Thorson. Nas quartas-de-final, Tony Ray tirou um tubo nota 10 para eliminar Martin Potter, no confronto vencido por Derek Ho. Tom Curren perdeu para Nicky Wood e Vetea David e continuou sem vencer campeonatos no Hawaii. Nas semifinais, Gary Elkerton cometeu interferência na disputa vencida por Latronic e Hedemann.
A bateria decisiva teve 45 minutos e a disputa ficou entre Wood, Ray e Hedemann. Nicky Wood abriu vantagem, chegou a ser ameaçado por Tony Ray mas garantiu seu primeiro título no Hawaii. Wood recebeu US$ 40 mil e garantiu-se entre os top 16. Mesmo com o vice no único evento 5 estrelas, Ray não chegou aos top 30.
Após o evento foi realizado o tradicional banquete de confraternização da ASP, com 300 convidados, no Hilton Hotel. Ao contrário dos anos anteriores, não foi exigido traje black-tie. Fábio Gouveia (25º do ranking) e Flávio Padaratz (27º) foram homenageados - os primeiros brasileiros a chegar aos top 30 da ASP. O jornal Now recebeu prêmio pela melhor cobertura do circuito em jornal e a Fluir ficou em segundo na categoria revista.
Espelho de bateria
Vídeo Surfline
Fonte: edição nº 64 da revista Fluir (fevereiro/1991), com texto de Rosaldo Cavalcanti e fotos de Bruno Alves e Joli.
Mais: Todas as etapas do Circuito Mundial 1990
Todos os eventos cadastrados de 1990
Nenhum comentário:
Postar um comentário