Mundial
O 12º circuito mundial da história (quinto organizado pela ASP, os sete anteriores foram pela IPS) teve 21 etapas; o australiano Damien Hardman venceu quatro etapas e conquistou seu primeiro título mundial. [resumo]
O Brasil sediou uma etapa - o segundo Hang Loose Pro, na Joaquina (SC), em setembro, vencido por Tom Carrol.
Foi realizada a primeira edição do Quiksilver In Memory of Eddie Aikau, em Waimea Bay, vencida por Clyde Aikau.
Brasil
Foi criada a Associação Brasileira de Surfe Profissional (Abrasp), que organizou o primeiro circuito brasileiro, com cinco etapas: Joaquina (SC), Guarujá (SP), Itamambuca (SP), Salvador (BA) e Saquarema (RJ). Paulo Matos, o Paulinho do Tombo, disputou três finais, venceu a de abertura e tornou-se o primeiro campeão brasileiro da Abrasp [resumo].
No Rio de Janeiro, César Ferrugem Baltazar foi campeão pela OSP.
No Paraná, André de Paula Soares foi campeão estadual.
Almir Salazar foi tetracampeão paulista profissional.
Santa Catarina
A Associação Catarinense de Surf (ACS) transformou-se em Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), registrada no Conselho Nacional de Desportos e presidida por Roberto Lima. A Taça SC não foi realizada, mas surgiram outros circuitos profissionais.
O Circuito Catarinense de Surf Pro/Am, organizado pela Fecasurf, teve cinco etapas e foi vencido por Ivan Junkes [resumo].
O 4º Circuito Pro Anocas de Surf, da Associação Norte Catarinense de Surf, foi vencido pelos paranaenses Rodrigo Pinga Munhoz e André Paula Soares (empatados); Pinga venceu a primeira e a última etapa, em Itajaí e São Chico.
O 3º Campeonato Sulino de Surf, da Associação Sulina, realizado em Laguna/Itapirubá em 8 e 9 de agosto, foi vencido por Xandi Gaidzinski.
A Associação de Surfe da Joaquina organizou um Circuito Profissional de Verão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário