segunda-feira, 30 de outubro de 2006

1990

Mundial
O 15º circuito mundial da história (oitavo organizado pela ASP, os sete anteriores foram pela IPS) teve 21 etapas; o norte-americano Tom Curren conquistou o tricampeonato mundial, competindo desde as triagens [resumo]. Gary Elkerton foi vice-campeão pela segunda vez.
O Brasil sediou duas etapas: o Alternativa Pro, na Barra da Tijuca (RJ), vencido por Brad Gerlach, e o Hang Loose Pro, no Guarujá (SP), cujo campeão foi Fábio Gouveia. Foi a primeira vitória de um brasileiro em uma etapa da ASP e a primeira vez que o Hang Loose foi realizado em Pitangueiras (nos anos anteriores, foi na Joaquina).
No Hawaii, a 2ª edição do Quiksilver In Memory of Eddie Aikau foi vencida por Keone Downing, com ondas de 20 a 25 pés em Waimea.
Também no Hawaii, Ronnie Burns morreu em um acidente de moto, aos 27 anos.

Brasil
O quarto Circuito Brasileiro da Abrasp teve sete etapas e foi vencido por Tinguinha Lima - ele disputou quatro finais e venceu duas. Como no ano anterior, as etapas de abertura e encerramento foram realizadas na Joaquina; como a praia do Silveira também sediou uma, o estado manteve os três eventos de 1989. David Huzadel (que em 1986 já havia vencido um campeonato nacional, o 2º Op Pro, na Joaquina) tornou-se o primeiro catarinense a vencer uma etapa da Abrasp, em Garopaba.
As demais etapas foram em Torres (RS), Guarujá (SP, duas), e Ubatuba (SP) [resumo].
O Circuito Carioca pro teve quatro etapas e Júlio Adler foi o campeão.
O Circuito Paulista Pro teve sete etapas e Douglas Lima foi o campeão.

Santa Catarina
O Circuito Catarinense teve quatro etapas e o campeão foi Saulo Lyra - ele venceu a de Laguna, em setembro.

Falecimento/outros
Em agosto, o shaper Ricardo Wendhausen Wanderbill, em um acidente de carro próximo a Garopaba; ele tinha 43 anos.
Dadá Figueiredo foi esfaqueado e espancado em Copacabana - passou um período internado na UTI em estado grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário