sexta-feira, 1 de junho de 2007

1991 - ASP 13: Alternativa Pro

Alternativa Pro
13ª etapa do Circuito Mundial - nível 2A
Local: Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Data: 22 a 27 de outubro de 1991

Resultado
1º. Flávio Padaratz (SC)
2º. Sunny Garcia (HAW)
3º. Barton Lynch (AUS)
3º. Kaipo Jaquias (HAW)
5º. Rob Bain (AUS)
5º. Richard Marsh (AUS)
5º. Marty Thomas (HAW)
5º. Brad Gerlach (EUA)

Final: Flávio Padaratz d. Sunny Garcia (contundido)

Semifinais
Sunny Garcia 82.8 d. Kaipo Jaquias 78.5
Flávio Padaratz 77.1 d. Barton Lynch 73.9

Quartas-de-final
Kaipo Jaquias 72.3 d. Rob Bain 69.3
Sunny Garcia 73 d. Richard Marsh 61.3
Barton Lynch 80 d. Marty Thomas 37
Flávio Padaratz 67.5 d. Brad Gerlach 65.5

Oitavas-de-final
Kaipo Jaquias d. Martin Potter
Rob Bain d. Nicky Wood
Sunny Garcia d. Victor Ribas
Richard Marsh d. Douglas Lima
Barton Lynch d. Jeff Booth
Marty Thomas d. Michael Rommelse
Flávio Padaratz d. Gary Elkerton
Brad Gerlach d. Todd Holland

Round 2
Martin Potter d. Simon Law
Kaipo Jaquias d. Dave Macaulay
Nicky Wood d. Luke Egan
Rob Bain d. Joey Jenkins
Sunny Garcia d. Hans Hedemann
Victor Ribas d. Derek Ho
Richard Marsh d. Cheyne Horan
Douglas Lima d. Damien Hardman
Barton Lynch d. Todd Miller
Jeff Booth d. Vetea David
Michael Rommelse d. Richie Collins
Marty Thomas d. Tony Ray
Gary Elkerton d. Pedro Muller
Flávio Padaratz d. Bryce Ellis
Brad Gerlach d. Shane Powell
Todd Holland d. Greg Anderson

Round 1
Richard Marsh d. Paulo Mota
Vetea David d. Júlio Adler
Douglas Lima d. Glen Winton
Flávio Padaratz d. Jojó de Olivença
Luke Egan d. David Husadel
Todd Miller d. Fábio Gouveia
Simon Law d. Jake Spooner
Pedro Muller d. Graham Wilson
Joey Jenkins d. Stuart Bedford Brown
Greg Anderson d. Amaury Piu Pereira
Kaipo Jaquias d. Mitch Thorson
Shane Powell d. Ross Clark Jones
Tony Ray d. Jeremy Byles
Hans Hedemann d. Michael Barry
Victor Ribas d. John Shimooka
Michael Rommelse d. Jair de Oliveira


Informações complementares:
Foi a primeira das duas etapas brasileiras do Circuito Mundial (a seguinte foi o Hang Loose, no Guarujá). Segundo o texto da Fluir, "a atuação da imprensa foi exemplar (...) da rede Globo aos jornais de bairro, todos estavam lá (...) grande público (...) autógrafos foram disputados a tapas (...) estrutura impecável. O Alternativa foi a primeira e mais rica parte da maior festa que o surf brasileiro já presenciou".
Os dois wildcards foram selecionados em um evento na semana anterior, a Copa Pepê, realizado no Meio da Barra: Victor Ribas e Jair de Oliveira ficaram com as vagas.
"O mar só ajudou os surfistas no último dia (...) no domingo, quando as ondas apareceram, o evento já estava nas quartas-de-final".
O português Nuno Junet fez a locução e no domingo decisivo havia cerca de 10 mil pessoas na praia. Flávio Padaratz precisou de proteção policial para escapar do assédio dos fãs. "Isso tá maior que a torcida do Curren no Op" declarou Barton Lynch, antes da semifinal.
Onze brasileiros participaram do Alternativa. Sete perderam na estréia: Paulo Mota (para Richard Marsh), Júlio Adler (para Vetea David), Jojó de OLivença (para Flávio Padaratz), David Husadel (para Luke Egan), Fábio Gouveia (para Todd Miller), Amaury Pereira (para Greg Anderson) e Jair de Oliveira (para Michael Rommelse).
Douglas Lima derrotou Glen Winton e Damien Hardman, depois foi eliminado por Richard Marsh. Pedro Muller venceu Graham Wilson na estréia, depois perdeu para Gary Elkerton. Victor Ribas foi apelidado de "carrasco dos havaianos" por eliminar John Shimooka e Derek Ho, mas depois perdeu para Sunny Garcia. Outros três havaianos competiram (o maior contingente desde os Waimea 5000): Hans Hedemann, Kaipo Jaquias e Marty Thomas. Jaquias, que eliminou "o ídolo da torcida" Martin Potter, foi cicenoreado pelos irmãos Matos. Após o evento, Potter foi a uma festa de um patrocinador (MCD) em São Paulo, mas não participou do Hang Loose.
Flávio "Teco" Padaratz passou por Jojó de Olivença, Bryce Ellis e Gary Elkerton para chegar às quartas-de-final. Nas quartas, Teco definiu a vitória sobre Brad Gerlach na última onda. Os dois já tinham feito duas finais de campeonato, na África do Sul, em 1989, e no próprio Alternativa, em 1990 (ambas vencidas por Gerlach).
Sunny Garcia "não surfava tanto desde 1989, na Espanha", mas torceu o tornozelo ao sair da água após a semifinal contra Kaipo Jaquias, "a melhor bateria do campeonato" (Garcia 82.8, Kaipo 78.5). A torção trouxe de volta uma antiga contusão e tirou-o da final.
Teco Padaratz teve "uma vitória convincente" sobre Barton Lynch na semifinal (77.1 a 73.9) e não conseguiu sair da água porque estava cercado pelo público (...) ainda não sabia que era campeão antecipado do evento, beneficiado pela contusão de Sunny Garcia". Foi a primeira vitória de Flávio Padaratz no circuito mundial e "praticamente lhe garantiu uma vaga entre os top 16 da temporada".
O Alternativa também teve a última etapa do Circuito Mundial de Longboard. Nat Young, líder do ranking, não competiu. Picuruta Salazar venceu a etapa e teria levado o título da temporada se o australiano Marty McMillian não tivesse chegado à semifinal, sagrando-se campeão.
Segundo a reportagem, "três incidentes lamentáveis pertubaram o clima festivo (...) Zé Paulo foi agredido por amigos de um surfista carioca e foi obrigado a procurar abrigo no palanque. John Shimooka teve de contar com a ajuda de Eraldo Gueiros para escapar de um grupo de lutadores de jiu-jitsu (ele havia dito em entrevista a uma revista norte-americana que os brasileiros são "dickheads"). E uma briga entre salva-vidas e seguranças do campeonato parou a praia na manhã de sexta-feira".
Espelho de bateria
Memórias de Júlio Adler no Goiabada
Fonte: matéria na edição nº 74 da revista Fluir (dezembro/1991), com textos de Pedro Falcão, José Lúcio Cardim e Felipe Zobaran, e fotos de Sebastian Rojas e Roberto Price.

Mais: Todas as etapas do Mundial 1991
Todos os eventos cadastrados de 1991

Nenhum comentário:

Postar um comentário