Hard Rock Cafe World Cup
17ª e última etapa do Circuito Mundial - nível 2A
Local: Sunset Beach, Oahu, Hawaii
Data: 6 a 17 de dezembro de 1991
Resultado
1º. Fábio Gouveia (PB)
2º. Richie Collins (EUA)
3º. Hans Hedemann (HAW)
4º. Matt Hoy (AUS)
5º. Sunny Garcia (HAW)
5º. John Shimooka (HAW)
7º. Michael Ho (HAW)
7º. Ross Clark Jones (AUS)
Semifinais
1: Fábio Gouveia, Hans Hedemann, Sunny Garcia, Michael Ho
2: Richie Collins, Matt Hoy, John Shimooka, Ross Clark Jones
Quartas-de-final
1: Hans Hedemann, Fábio Gouveia, Nicky Wood, Tony Ray
2: Sunny Garcia, Michael Ho, Mike Rommelse, Damien Hardman
3: Richie Collins, Matt Hoy, Barton Lynch, Luke Egan
4: John Shimooka, R.Clark Jones, Gary Elkerton, Graham Wilson
Oitavas-de-final
1: Tony Ray, Fábio Gouveia, Marty Thomas, Brad Gerlach
2: Nicky Wood, Hans Hedemann, Simon Law, Rob Bain
3: Sunny Garcia, Mike Rommelse, Tom Curren, John Gomes
4: Michael Ho, Damien Hardman, Richard Marsh, Bryce Ellis
5: Luke Egan, Barton Lynch, Martin Potter, Josh Palmateer
6: Matt Hoy, Richie Collins, Derek Ho, Mitch Thorson
7: Gary Elkerton, John Shimooka, Vetea David, Tom Carroll
8: R.Clark Jones, Graham Wilson, Dave Macaulay, Todd Holland
Round 1
1: Mike Rommelse, John Gomes, Pancho Sullivan, Jeff Booth
2: Matt Hoy, Richard Marsh, Keone Watson, Larry Rios
3: R.Clark Jones, Michael Ho, Flávio Padaratz, Rob Page
4: Luke Egan, Tony Ray, Eraldo Gueiros, Greg Anderson
5: Hans Hedemann, Mitch Thorson, Mike Latronic, Glen Winton
6: Vetea David, John Shimooka, Tony Moniz, Stuart B.Brown
7: Graham Wilson, Simon Law, Mike Parsons, Pedro Muller
8: Fábio Gouveia, Josh Palmateer, Cheyne Horan, Dino Andino
Ranking da Tríplice Coroa Havaiana
1º. Tom Carroll (AUS)
2º. Tom Curren (EUA)
3º. Richie Collins (EUA)
4º. Derek Ho (HAW)
5º. Fábio Gouveia (PB)
Ranking final da ASP 1991
Informações complementares:
A competição começou com ondas de 6 pés e séries demoradas. Os três brasileiros que competiram no primeiro dia perderam: Tadeu Pereira, Hermeson Marinho e Victor Ribas. O mar então baixou e houve dois dias de adiamento. Quando as disputas recomeçaram, nove brasileiros entraram na água e três avançaram: Pedro Muller, Carlos Burle e Eraldo Gueiros. Os seis eliminados foram Joca Júnior, Amaury Piu Pereira, Felipe Dantas, Ricardo Tatuí, Rodolfo Lima e Renan Rocha. Foi a primeira vez na temporada havaiana que Renan perdeu na estréia.
A 3ª fase do trials teve ondas de 4 a 6 pés. Três brasileiros competiram e somente um foi eliminado: Carlos Burle, em terceiro, pelos havaianos Chava Grenlee e Pancho Sullivan. Eraldo Gueiros "pegou até uns tubos" e avançou atrás de Todd Prestage, eliminando Peter Mel. Pedro Muller também avançou em segundo na bateria vencida por Kelly Slater (eliminando Shane Powell e Kaipo Jaquias).
A 4ª e última fase do trials teve ondas de 4 pés e séries demoradas. Eraldo Gueiros ficou em segundo na bateria vencida por Mike Latronic (eliminando Mark Sainsbury e Kelly Slater, que pela primeira vez em 1991 não passou das triagens no Hawaii; Slater acabou se classificando para o WCT do ano seguinte na penúltima vaga). Pedro Muller também avançou, com Ross Clark Jones. Michael Ho quebrou a prancha no começo da sua bateria mas venceu após "uma onda perfeita com dois tubos".
O mar baixou ainda mais para o evento principal. Eraldo Gueiros e Pedro Muller foram eliminados, assim como Flávio "Teco" Padaratz, que precisava então torcer contra Fábio Gouveia para se manter entre os top 16. Gouveia foi o único brasileiro a avançar.
Com a entrada dos top 16, perderam na estréia Tom Curren, Tom Carroll, Derek Ho e Martin Potter. Mesmo com a derrota, Carroll levou a Tríplice Coroa Havaiana. Gouveia avançou atrás de Tony Ray.
O evento foi encerrado "com atraso de um dia, sob chuva e nas merrecas". Nas quartas, Gouveia avançou em segundo, atrás de Hans Hedemann (eliminando Tony Ray e Nicky Wood). Sunny Garcia venceu a segunda bateria, seguido de Michael Ho. Richie Collins venceu a terceira, seguido de Matt Hoy (eliminando Barton Lynch e Luke Egan). John Shimooka venceu a última, seguido de Ross Clark Jones.
A semifinal de Fábio Gouveia teve três havaianos (Michael Ho, Hans Hedemann e Sunny Garcia), ele optou por pegar "as ondas que sobravam" e passou em primeiro. A bateria decisiva teve onda de 4 pés e "foi uma festa brasileira (...) parecia que Sunset era o Guarujá e o Hard Rock o Hang Loose (...) Sunset ruim é melhor que a maioria dos picos onde se realizam as etapas do mundial". Gouveia foi o último a pegar a primeira onda "mas começou bem". Matt Hoy cometeu interferência em Hans Hedemann e ficou de fora da disputa. Richie Collins virou a bateria a três minutos para o término, mas "faltando um minuto entrou uma última e decisiva série". Gouveia "deixou passar a primeira e pegou o tubo que o colocou no topo do pódio".
Na mesma noite, a festa de encerramento da temporada foi realizada em Waikiki. Gouveia foi homenageado como o surfista que mais subiu no ranking. Richard Marsh acertou um soco em Mark Ochillupo.
Foi a terceira vitória de Gouveia no Circuito Mundial (já havia vencido no Brasil e na França) e a primeira de um brasileiro no Hawaii. Com o resultado, Gouveia entrou para os top 16 (ficou em 13º) - também foi a primeira vez que um brasileiro fez isso.
Gouveia recebeu U$ 14 mil pela vitória e doou US$ 1 mil para a recuperação de Otaviano Bueno, que havia se acidentado pouco tempo antes no litoral paulista.
Espelho de bateria
Vídeo no Youtube/Kiko Peres
Fonte: matéria de oito páginas na edição nº 76 da revista Fluir (fevereiro/1992), com texto de Pedro Falcão e fotos de Sebastian Rojas.
Mais: Todas as etapas do Mundial 1991
Todos os eventos cadastrados de 1991
Nenhum comentário:
Postar um comentário