sábado, 9 de junho de 2007

1991 - ASP 16: Marui Pipeline Masters

Marui Pipeline Masters
16ª etapa do Circuito Mundial - nível 2A
Local: Banzai Pipeline, Oahu, Hawaii
Data: 25 de novembro a 5 de dezembro de 1991

Resultado
1º. Tom Carrol (AUS)
2º. Derek Ho (HAW)
3º. Glen Winton (AUS)
4º. Damien Hardman (AUS)
5º. Sunny Garcia (HAW)
5º. Luke Egan (AUS)
7º. Kelly Slater (EUA)
7º. Todd Holland (EUA)

Semifinais
1: Glen Winton, Damien Hardman, Sunny Garcia, Kelly Slater
2: Tom Carroll, Derek Ho, Luke Egan, Todd Holland

Quartas-de-final
1: Kelly Slater, Glen Winton, Simon Law, Mike Rommelse
2: Sunny Garcia, Damien Hardman, Tom Curren, Jeff Booth
3: Tom Carroll, Todd Holland, Cheyne Horan, Vetea David
4: Derek Ho, Luke Egan, Gary Elkerton, Satoshi Sekino

Oitavas-de-final
1: Glen Winton, Mike Rommelse, Marty Thomas, Brad Gerlach
2: Kelly Slater, Simon Law, Rob Bain, Nicky Wood
3: Tom Curren, Sunny Garcia, Mitch Thorson, Greg Anderson
4: Damien Hardman, Jeff Booth, Bryce Ellis, John Gomes
5: Tom Carroll, Vetea David, Barton Lynch, Michael Ho
6: Todd Holland, Cheyne Horan, Rob Page, Richie Collins
7: Luke Egan, Gary Elkerton, Renan Rocha, Martin Potter
8: Satoshi Sekino, Derek Ho, Dave Macaulay, Fábio Gouveia

Round 1
1: Jeff Booth, Mike Rommelse, Ted Robinson, Takao Kuga
2: J.Gomes, S.Sekino, Richard Marsh, Ross Clark Jones
3: Michael Ho, Rob Page, Flávio Padaratz, Hans Hedemann
4: Vetea David, Greg Anderson, Rod Kerr, Todd Mitsui
5: Luke Egan, Mitch Thorson, Larry Rios, Jeremy Byles
6: Simon Law, Renan Rocha, Kaipo Jaquias, Stuart B.Brown
7: Glen Winton, Kelly Slater, John Shimooka, Graham Wilson
8: Cheyne Horan, Fábio Gouveia, Noah Budroe, Shane Herring


Informações complementares:
Pipeline quebrou "de sonho (...) séries de oito pés" na véspera das triagens, mas no dia seguinte as disputas começaram "em ondas com péssima formação e forte correnteza". Cinco brasileiros foram eliminados: Carlos Burle, Victor Ribas, Ricardo Tatuí, Amaury Piu Pereira e Tadeu Pereira. Eraldo Gueiros avançou na competição.
No segundo dia, Hermerson Marinho e Pedro Muller fizeram dobradinha na primeira bateria. Três brasileiros perderam em disputas seguidas: Felipe Dantas, Rodolfo Lima e Joca Júnior. Renan Rocha avançou e Renato Phebo não apareceu para sua bateria. Os irmãos MacNamara foram eliminados nesta fase.
Na terceira fase do trials, três brasileiros foram eliminados: Eraldo Gueiros, Pedro Muller e Hemerson Marinho (que cortou o lábio e a sola do pé ao tentar um tubo). Renan Rocha superou Mike Parsons e Michael Barry, em bateria vencida pelo jovem havaiano Keoni Watson.
Na fase seguinte, penúltima do trials, "o mar começou a subir de verdade" e Renan venceu sua bateria (com Michael Ho em segundo, eliminando Richard Smith e Matt Branson). Mark Ochillupo perdeu neste round. Tony Ray foi desclassificado por uma interferência em Kelly Slater, que a reportagem afirma ter sido de Slater. Tony Moniz quebrou duas pranchas em 20 minutos ao se jogar "em ondas impossíveis".
O evento principal começou com ondas de 15 pés, swell de norte com poucas séries de oeste. Ross Clark Jones, finalista no ano anterior, foi eliminado na estréia. Flávio Padaratz "ficou 20 minutos sentado na prancha e só no final pegou dois tubos intermediários", terminando em terceiro (Michal Ho e Rob Page avançaram, com Hans Hedemann também eliminado). Na bateria seguinte, vencida por Simon Law, Renan Rocha "botou pra baixo em ondas de 8 pés" e passou em segundo (Stuart Bedford Brown não competiu alegando contusão). Fábio Gouveia também avançou, "quase sem querer (...) não ficou nenhuma vez no pico".
Com a entrada dos top 16, o texto destaca: Glen Winton, Michael Rommelse, Kelly Slater. Vetea David, Tom Curren, Luke Egan e Tom Carroll, "um caso à parte".
Renan Rocha ficou em terceiro na disputa vencida por Gary Elkerton e Luke Egan (com Martin Potter em quarto). Fábio Gouveia ficou em último na bateria vencida pelo japonês Satoshi Sekino, com Derek Ho em segundo e Dave Macaulay em terceiro.
No dia decisivo "o mar acertou na bancada (...) quebrando Banzai entre 10 e 12 pés (...) megashow de surf".
Damien Hardman garantiu seu segundo título mundial ao classificar-se para a final. Na bateria decisiva, Hardman "não pegou nenhuma onda da série". Glen Winton tirou vários tubos intermediários. Derek Ho recebeu uma nota 9.2 e outras notas regulares. Tom Carroll "surfou as maiores (...) começou com duas morras de 12 pés que fecharam". Sua terceira onda recebeu nota 10 unânime: após uma disputa de onda com Derek Ho (registrada em uma foto de Joli), Carroll dropou atrasado, tirou um tubo e completou com um snap (registrado em inúmeras fotos). Depois recebeu outro 10 perfeito, por dois tubos em uma onda de 10 pés.
Foi o terceiro título de Pipemaster de Tom Carroll, que neste ano venceu também a Tríplice Coroa Havaiana pela primeira vez.
Tom Carrol dedica quase duas páginas de sua biografia (The Wave Within) a esse evento e sua relaççao com Pipeline nesta temporada. Segundo o livro, Carroll e Derek Ho já haviam se enfrentado três vezes antes em finais do Pipemaster (em 1984, 86 e 87). Em 1991, as ondas tinham 10 a 12 pés e ele surfou com uma Pat Rawson 7'8, quebrada a 3 minutos do término da bateria final. Carroll aguardou na areia a confirmação da vitória e esqueceu a prancha quebrada na torre de salva-vidas, localizando-as dias depois.
Espelho de bateria
Vídeo no Youtube
Comentário e Vídeo no Goiabada (Júlio Adler)

Fonte: matéria de doze páginas na edição nº 76 da revista Fluir (fevereiro/1992), com texto de Pedro Falcão e fotos de Sebastian Rojas.

Mais: Todas as etapas do Mundial 1991
Todos os eventos cadastrados de 1991

Nenhum comentário:

Postar um comentário